Qual curso Solenerg é mais indicado para meu objetivo?

Cursos de Energia Solar Fotovoltaica Solenerg

Qual curso é mais indicado para meu objetivo?

Curso de energia solar fotovoltaica para conexão à rede (1 dia)  

DSC01621O curso de um dia é compacto e tem como objetivo apresentar as tecnologias utilizadas nesta forma de captação da energia solar permitindo aos participantes conhecerem características básicas da tecnologia, dos geradores e do mercado, parâmetros de avaliação, dimensionamento e instalação, propiciando uma capacitação básica para projeto e instalação de micro geradores para conexão à rede. Tem um público alvo amplo incluindo engenheiros, arquitetos, ambientalistas, técnicos, professores, estudantes e profissionais da área pública ou privada com interesse na área de geração de energia elétrica a partir da energia solar, empresas com interesse na geração distribuída de eletricidade com energia solar fotovoltaica, consumidores residenciais, comerciais e industriais interessados em instalar geradores solares para reduzir o consumo de energia elétrica da concessionária e interessados em iniciar empreendimentos na área.

Curso de projeto e instalação de geradores solares fotovoltaicos (2,5 dias)

DSC01614O curso de dois dias e meio une os antigos cursos de projetista e de instaladores e está mais direcionado para engenheiros, arquitetos, ambientalistas, técnicos, professores, estudantes, eletricistas, empresários e profissionais da área pública ou privada com interesse em se capacitar na elaboração de projetos e na instalação de geradores fotovoltaicos autônomos e conectados à rede. Tem como objetivo capacitar o participante no desenvolvimento de projetos conceituais e básicos de sistemas fotovoltaicos autônomos e para conexão à rede.  As turmas são mais reduzidas e é utilizado o software PVSyst no dimensionamento. Contém todos os itens apresentados no curso de energia solar fotovoltaica para conexão à rede de um dia com os seguintes acréscimos:

  • Estudo do gerador autônomo com baterias com apresentação, dimensionamento e exercício prático e detalhes de projeto e custos.
  • Treinamento prático na concepção e projeto de sistemas fotovoltaicos para conexão à rede e na preparação da documentação técnica para o pedido de acesso à rede elétrica com estudo de caso e exercício prático com análise detalhada do dimensionamento e especificação dos equipamentos (módulos, inversores, e outros), formação de strings, estimativa de produção de energia e custos da energia gerada. O exercício prático é realizado de forma prática e também com o uso do software para dimensionamento PVSyst. É feita uma análise de viabilidade econômica mais aprofundada. São abordados também aspectos de projeto de geradores de maior porte.
  • Treinamento prático na instalação de módulos e inversores com mais detalhes de instalação incluindo informações sobre centrais de maior porte. Os trabalhos de escolha do local, ângulos de orientação e inclinação, conexão de equipamentos, influência da posição do modulo e do sombreamento, proteção etc., são objeto de um maior aprofundamento. A análise da parte ambiental e dos regulamentos das distribuidoras também é mais detalhada. Propicia uma capacitação básica para instalação de sistemas fotovoltaicos e atendimento aos requisitos técnicos para aprovação da instalação pelo cliente e pela Distribuidora. É analisada com mais detalhes a instalação de módulos fotovoltaicos, inversores, controladores, baterias e demais equipamentos bem como os testes a serem realizados após a instalação e os procedimentos de manutenção. O inversor Sunny Boy é estudado com mais detalhes. São feitos estudos de casos práticos de instalação de sistemas fotovoltaicos On e Off-grid com relato de experiências e dificuldades.

 


Comentários encerrados.