Bombeamento Solar

Bombeamento solar

Conceitos básicos - Descrição do sistema

O sistema é composto basicamente por um gerador solar, constituído de módulos fotovoltaicos que geram eletricidade em corrente contínua, diretamente para a motobomba. A vazão bombeada varia de acordo com o nível de insolação.

Bombeamento d'aguaBombeamento d'agua

Vantagens de usar energia solar para bombear água

A água é um fator de saúde e de progresso. Permite a fixação do homem no campo ao dispor dela para seu consumo próprio, de suas culturas e de seus animais. Entretanto, muitas comunidades não dispõem de acesso à água potável, apesar de freqüentemente estarem sobre lençóis subterrâneos com água de alta qualidade. Muitas vezes, a causa desta situação é a falta de energia elétrica para o bombeamento da água destes lençóis.

As bombas acionadas com motor diesel, usualmente, têm grande capacidade de bombeamento, mas trazem problemas de suprimento além das despesas com o combustível necessário à sua operação. Sua manutenção é freqüente e nem sempre feita de forma adequada, reduzindo sua vida útil. A poluição sonora e do ar que produzem é outro fator negativo. O sistema de bombeamento solar dispensa a rede elétrica e o motor diesel, produzindo sua própria eletricidade. É eficiente, confiável, necessita de pouca manutenção e resolve o problema de abastecimento de água com um custo relativamente baixo. Uma característica favorável ao uso dessa tecnologia refere-se ao casamento perfeito entre a fonte energética, a radiação solar e a necessidade de água. Geralmente, as regiões mais secas e carentes de água são as que possuem insolação em abundância. E em épocas de maior nebulosidade, a necessidade de água normalmente é menor.

Onde se aplica

As aplicações mais importantes para o Sistema de Bombeamento Solar Solenerg estão nas comunidades remotas distantes da rede elétrica, nos bebedouros para animais e na irrigação de culturas de baixo consumo de água. A fonte tanto pode ser subterrânea quanto superficial. Projetamos e fornecemos sistemas de bombeamento fotovoltaico para qualquer região do Brasil, com capacidades desde 1 m3 por dia até 30 m3 por dia e alturas manométricas até 120 metros. Os sistemas são mais viáveis quando o produto matemático do volume a ser bombeado diariamente (m3/dia) pela altura de elevação da água (adução + recalque em metros) é inferior a 500 m4/dia.

 

<< Volta ao inicioSolenerg Engenharia

 

 

 

 

 
   
  Solenerg Engenharia – Rua dos Inconfidentes 1075 – Funcionários - 30.140-120 - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil