Estudo de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos

por Crestani, Tainá Machado

A busca pela inovação e diversificação na produção de energia elétrica, por energias mais limpas e eficientes é algo desafiador para este setor atualmente. A fim de diminuir a degradação ambiental, as fontes de energias renováveis são o ponto chave onde se encontram maiores condições e flexibilidades para o setor elétrico se expandir.

A energia solar fotovoltaica é uma das formas de energia que mais vem ganhando espaço na matriz energética brasileira por conta do seu fácil acesso, sua viabilidade e autonomia energética para seus consumidores.

Este trabalho tem como objetivo o estudo de sistemas fotovoltaicos e suas premissas, sendo realizado o estudo de um dimensionamento de sistema fotovoltaico para uma unidade consumidora. Desde análise da fatura, passando por definição de potencias de inversores e módulos até a etapa de projeto e simulação. Os resultados obtidos mostram os detalhes, especificações e decisões finais para que o consumidor tenha um sistema fotovoltaico que supra suas demandas, que seja seguro e que atenda as normas regulamentadoras de energia elétrica e fotovoltaica.

fonte: repositório UFSM