Minas terá 17 usinas fotovoltaicas até o fim deste ano

Minas Gerais irá inaugurar nove usinas fotovoltaicas até o fim de 2018, aumentando sua capacidade de geração de 231 MW, das oito usinas já estão em operação em Pirapora, no Norte do Estado, para 500 MW. “Essa energia será utilizada pelo SIN, uma vez que foi contratada nos leilões de energia da Aneel”, diz o diretor de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Daniel Rennó. O Estado já é responsável por 21,2% da geração de energia fotovoltaica do país, segundo a Absolar.

Os incentivos fiscais do governo estadual auxiliam na atratividade dos empreendimentos. “O Estado concede isenção de ICMS em peças, equipamentos, ferramentais, material de construção civil que sejam adquiridos dentro do Estado”, explica Rennó.

As usinas de microgeração fotovoltaica, com capacidade de geração de até 5 MW também recebem isenção de ICMS. “Inclusive para a geração na forma de múltiplas unidades consumidoras, geração compartilhada e autoconsumo remoto”, afirma Rennó. “Minas possui hoje o melhor tratamento tributário para usinas fotovoltaicas de geração distribuída no Brasil”, acrescenta.

Facilitado. Daniel Rennó afirma que o Estado “vem aperfeiçoando o licenciamento ambiental” das usinas solares e que está “empenhado” para dar aos projetos “o tratamento adequado”.

fonte: jornal O Tempo