CURSO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PARA CONEXÃO À REDE

Presencial Compacto – 14 de março de 2015 – 

Carga horária: 8 h – Sábado 08h30 a 17h30

fixação do meio dos módulosObjetivo: O objetivo deste curso compacto é apresentar as tecnologias utilizadas nesta forma de captação da energia solar permitindo aos participantes conhecerem características básicas da tecnologia, dos geradores e do mercado, parâmetros de avaliação, dimensionamento e instalação, propiciando uma capacitação básica para projeto e instalação de micro geradores para conexão à rede.

MÓDULOS DO CURSO:

MÓDULO 1 – TECNOLOGIA-MERCADO

Escopo: Visão geral da tecnologia e da situação atual do mercado e familiarização com os equipamentos e instalação.

  • A energia solar fotovoltaica – Conceitos fundamentais – Características básicas – Variação da radiação solar – Unidades de medição – Potencial solar brasileiro
  • Energia solar fotovoltaica no mundo – Produção e capacidade instalada – O avanço do gerador conectado à rede – Desenvolvimento da tecnologia e do mercado – Avanço dos chineses – Maiores fabricantes mundiais – Tendências dos preços.
  • Energia solar fotovoltaica no Brasil – Situação atual – Produção e capacidade instalada – A regulamentação do gerador conectado à rede – O sistema de compensação de energia – Fabricantes e fornecedores – Tendências dos preços – Estímulos e financiamentos – Normas ANEEL e CEMIG – Projetos realizados e em andamento – Cenários futuros.
  • O Módulo fotovoltaico – A célula fotovoltaica – Princípio de funcionamento, tipos e materiais – Curva característica – Fornecedores – Preços – Eficiência – Etiqueta INMETRO.
  • Gerador fotovoltaico conectado à rede – Características – Tipos de geradores – Mini e micro geradores – Centrais geradoras – Sistemas com inversores centralizados e micro inversores. Características dos módulos fotovoltaicos para conexão a rede.
  • Inversores para conexão à rede – Tecnologia -Tipos – Características básicas – Eficiência – Fornecedores – Preços.

MÓDULO 2 – PROJETO E INSTALAÇÃO DE GERADOR FOTOVOLTAICO PARA CONEXÃO À REDE

Escopo: Informações básicas para concepção, projeto e instalação de sistemas fotovoltaicos de pequeno porte para conexão à rede e orientações para a preparação da documentação técnica para o pedido de acesso à rede elétrica.

  • Projeto de gerador para conexão à rede – Principais dados para dimensionamento – Estudo de local – Avaliação de sombreamento – Definição do porte do gerador – Concepção básica da instalação – Definição de orientação e inclinação dos módulos – Estudo de caso – Exercício prático de projeto para uma residência – Seleção de módulos fotovoltaicos e inversores a serem utilizados – Dimensionamento do gerador – Formação do arranjo do circuito (strings) – Diagrama unifilar básico – Estimativa de produção de energia – Custos de instalação e da energia gerada – Estimativa do fator de capacidade.
  • Acesso à distribuidora (Cemig) – Solicitação de Acesso – Formulários – Medidor de energia – Padrão – Ponto de conexão com a rede – Prazos – Custos – Normas para instalação – Aprovação da distribuidora – Passo a passo detalhado – Diagramas – ART – Composição do projeto, instalação e vistoria.
  • Visita técnica a gerador fotovoltaico conectado a rede instalado e em operação – Demonstração de equipamentos e materiais – Demonstração de acessórios de sistemas fotovoltaicos conectados a rede.

 


Comentários encerrados.