Análise de viabilidade econômica de um potencial modelo de negócio baseado na geração de energia solar fotovoltaica

por Henrique Oliver Fragueiro e Victor Seren Moeda

Resumo: Com as crescentes preocupações ambientais relacionadas à utilização de combustíveis fósseis, surge a necessidade de promover soluções que explorem o potencial energético de fontes renováveis. Nesse contexto, os sistemas fotovoltaicos estão se tornando uma opção cada vez mais viável para geração de energia limpa no Brasil, devido aos abundantes recursos solares do país. Este estudo analisa o uso de energia solar fotovoltaica em sistemas de geração distribuída para compensação de créditos de energia, com foco no setor residencial.

Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo analisar a viabilidade econômica e financeira de um projeto fotovoltaico voltado para a venda de modelos fotovoltaicos para conjuntos habitacionais. O projeto visa oferecer soluções de geração de energia solar por meio da venda de sistemas fotovoltaicos, proporcionando a oportunidade de se tornarem autossuficientes em termos energéticos. A pesquisa justifica-se pela importância de explorar o potencial de negócio de empresas que atuam na venda de sistemas fotovoltaicos residenciais, visando a economia de energia para os moradores e a redução dos custos com eletricidade.

A análise de viabilidade econômica desse modelo de negócio fornecerá insights valiosos sobre a sustentabilidade e o potencial de retorno financeiro que esse setor pode oferecer. A viabilidade técnica dos sistemas e o potencial econômico desses são avaliados por meio do valor presente líquido (VPL), da taxa interna de retorno (TIR) e tempo de retorno sobre o investimento (Payback). É proposto um sistema com capacidade instalada de 46,2 kW, dimensionado e simulado com a ferramenta System Advisor Model.

O estudo foi realizado em dez cidades brasileiras, as quais foram selecionadas levando em consideração o forte potencial para a geração de energia elétrica por meio de sistemas fotovoltaicos em diferentes regiões do território nacional, considerando também a existência de um número significativo de condomínios e prédios residenciais. Do ponto de vista técnico, mesmo que algumas cidades não tenham atingido sua meta de demanda, ainda é possível colher os benefícios da implantação de sistemas fotovoltaicos, reduzindo os custos de energia e reduzindo a dependência de fontes de energia convencionais.

Ao analisar a economia, dez projetos tiveram diferentes VPL e TIR. Porém, considerando esses indicadores, todos se mostraram rentáveis, sendo que a TIR superou o valor mínimo do Índice Mínimo de Atração (TMA). Por fim, foi observado o impacto das mudanças no preço da energia em kWh e impostos relacionados nas diferentes regiões. Onde quanto maior o valor da energia, menor o período de retorno e maior o VPL e a TIR dos projetos.

TCC completo, veja abaixo:

fonte: UFU-Universidade Federal de Uberlândia