Energia solar fotovoltaica: estudo de viabilidade financeira de um sistema para atendimento de uma unidade consumidora residencial

Com o crescimento populacional, desenvolvimento industrial e social, ocorre também o crescimento da demanda de energia elétrica e dos custos que envolvem o seu consumo.

A energia solar fotovoltaica é uma das principais fontes de energia renovável e é alternativa para a redução destes custos. Este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade financeira da instalação de um sistema de microgeração solar fotovoltaica para atender uma unidade consumidora residencial.

A análise foi realizada com base nos indicadores financeiros Tempo de Retorno do Investimento (do inglês, payback) e Valor Presente Líquido (VPL). Para isso, foram coletadas informações sobre o sistema de geração instalado na unidade consumidora estudada, bem como, os valores indicados pelo medidor bidirecional instalado no local.

Foram analisados quatro cenários distintos, incluindo a interferência da forma de pagamento do sistema instalado e a mudança na forma de tarifação da energia nas unidades consumidoras com geração própria. Os resultados obtidos mostram que para a mesma unidade consumidora, dentro das condições analisadas, o Payback pode variar entre 48 e 89 meses e o VPL, pode variar entre cerca de 7 mil reais no pior cenário analisado e chegar a um valor superior a 28 mil reais em outra análise.

As análises propostas permitem concluir que a instalação do sistema fotovoltaico, além do impacto ambiental positivo por ser uma fonte limpa, inesgotável e barata, é viável economicamente e gera redução de gastos consideráveis ao longo dos anos de funcionamento.

TCC por Jauris, Gabriela Catelan – UFSM

fonte: Manancial – Repositório Digital da UFSM