ESTUDO DO CUSTO-BENEFÍCIO DE INVESTIMENTO EM ENERGIA FOTOVOLTAICA EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Objetivo: O intuito deste estudo é verificar a relação do custo-benefício do sistema fotovoltaico em uma empresa de pequeno porte, localizada na cidade de Ariquemes (RO).

Materiais e métodos: Foram utilizadas contas de energia da empresa em estudo, assim como os dados da geração de energia do Sistema Fotovoltaico, juntamente com a documentação pertinente ao financiamento que a mesma realizou, para a implementação do mesmo, além do desenvolvimento de cálculos, tabelas e gráficos, para se analisar o custo-benefício do sistema.

Resultados: O investimento no sistema de energia solar, inicialmente gerou uma despesa excedente, em relação ao sistema tradicional, no qual a partir do 57º mês, as despesas com energia elétrica de ambos sistemas foram equivalentes. Entretanto, a partir desta data, o sistema obteve cerca de R$ 1.166,03 de economia mensal, em relação ao sistema tradicional.

Conclusão: Para a empresa em estudo, o investimento no Sistema Fotovoltaico, após 57 meses, ocasionará maior economia em comparação ao Sistema Convencional. Portanto, pode-se concluir que, para empresas com características similares, o Sistema de Energia Solar traz um custo-benefício notável à longo prazo.

Autor(es): JÚNIOR, JOHNNY CARLOS DE ALMEIDA
Milan, Hugo Fernando Maia

Clique aqui para o estudo completo

fonte: Repositório FAEMA