Instalação da energia solar nos últimos dez anos chegou a ficar até 80% mais barata

Segundo pesquisas, o setor de energia solar no Brasil está em constante crescimento! As instalações de energia solar ficaram até 80% mais baratas nos últimos dez anos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o constante crescimento se dá devido à redução dos preços e as estratégias de incentivo para introduzir cada vez mais a energia solar no país.

A estimativa da Bloomberg New Energy é de que em 2030 a energia solar represente 10% da matriz elétrica brasileira. Já em 2040, a estimativa aumenta para 32%. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar é a fonte energética que mais terá destaque e investimentos nos próximos anos.

A queda nos preços de equipamentos de energia solar fotovoltaica variou entre 70% e 80%. Mesmo sendo uma tecnologia com um gasto elevado para instalação, o valor é praticamente devolvido com a redução da conta de luz. O uso da energia solar fotovoltaica está chamando a atenção de diversos consumidores, seja do setor empresarial, comercial, industrial, rural ou residencial. A energia solar é uma tecnologia moderna que está avançando para ser cada vez mais eficiente.

A informação dada pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), é a de que o crescimento é equilibrado entre todos os segmentos. O setor rural, por exemplo, está explorando a energia solar e buscando soluções através desta fonte. Por ser uma fonte energética limpa e renovável, os agricultores utilizam a energia solar para atividades como bombeamento, irrigação e muitas outras, além de terem o benefício de economia com a conta de luz. Os dados da Absolar registraram que o meio rural atingiu 15,8 megawatts de utilização de energia solar fotovoltaica.

Até o momento, o Estado brasileiro que mais investe em energia solar é o estado de Minas Gerais, que conta com um quinto de todas as instalações de energia solar do país. Minas Gerais tem o maior número de micro e miniusinas de energia solar instaladas. De acordo com pesquisas, o uso da energia solar no estado cresceu mais de 1000% em dois anos, enquanto a média geral de crescimento no país foi de 17%.

É possível notar que o setor de energia solar está vivenciando uma fase próspera que tende a melhorar com o surgimento de políticas motivadoras, redução de preços, isenção de impostos e linhas de crédito. O Brasil pretende alcançar 7GW de capacidade de geração solar até o ano de 2024, segundo dados da Absolar.

fonte: Exame