Painéis solares fotovoltaicos para janelas e varandas serão moda

O desenvolvimento dos painéis solares tem sido enorme. Cada vez mais os fabricantes procuram soluções que vão de encontro aos clientes, soluções que sejam facilmente integrados durante a construção de uma casa, como por exemplo numa varanda ou numa janela.

Painéis solares substituem varandas, janelas e toldos

Recentemente o desenvolvimento das tecnologias de painéis solares, permitiu a criação de sistemas fotovoltaicos transparentes. Estes permitem a integração dos painéis solares fotovoltaicos dentro do vidro da janela.

Para já, ainda é uma tecnologia em desenvolvimento, que está a ser levada a cabo por investigadores americanos. O objetivo passa por criar a típica transparência de um vidro, e ao mesmo tempo aproveitar a energia solar e transformá-la em energia elétrica.

Tipos de sistemas solares fotovoltaicos transparentes

Há ainda que fazer uma distinção entre a fotovoltaica transparente de gel de silício, fotovoltaica transparente de base orgânica e fotovoltaica transparente de grafeno.

Sistema fotovoltaico transparente de gel de silício

Semicondutor que explora a propriedades do silício. Os fotões, que compõem os raios solares, atingem os átomos de silício presentes no gel, provocando energia cinética (é como um impulso que gera movimento e este se transforma em energia elétrica dentro da estrutura cristalina do silício, que atua como semicondutor).

É aplicado entre o vidro duplo, através de uma injeção do gel no espaço do vidro duplo, mas se for num vidro simples, este é pulverizado.

Sistema fotovoltaico transparente de base orgânica

Determinados tipos de polímeros. As novas células solares consistem em dois elétrodos no meio dos quais se coloca uma camada de semicondutor orgânico.

Este tem a função de absorver a energia solar incidente e gerar eletrões, quando estes são recolhidos pelos elétrodos é produzida a corrente elétrica.

Sistema fotovoltaico transparente de grafeno

O grafeno é composto por uma única camada de átomos de carbono, e devido a ser transparente, não bloqueia a absorção de luz solar. Mas este não adere à base da célula, como tal, ainda há investigadores a tentar modificar a superfície que é impura.

Aplicações dos painéis fotovoltaicos

Se até agora apenas se falava da aplicação da tecnologia solar fotovoltaica transparente às janelas, como forma de aumentar as vendas, e não alterar a estética das casas, na Suécia já há mais aplicações, em varandas, janelas e toldos. Com estas novas aplicações, toda a fachada exterior de uma casa pode produzir eletricidade.

fonte: Portal Energia

Deixe uma resposta