Pesquisadores da UFPB e da UFABC desenvolvem carregadores inteligentes com uso de energia fotovoltaica

Um grupo de seis pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal do ABC (UFABC) está à frente de um estudo inédito, iniciado no último mês, para desenvolvimento de carregadores inteligentes para utilização em veículos elétricos, a partir do uso de energia solar fotovoltaica.

O projeto foi uma das 11 propostas selecionadas recentemente em uma chamada conjunta lançada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para realização de projetos colaborativos entre os dois estados, e vai receber um financiamento no valor aproximado de R$ 190 mil.

A pesquisa é coordenada pelo docente Ivan Roberto Casella, da UFABC. Na Paraíba, a coordenação é do professor Darlan Fernandes, do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB. O estudo está sendo desenvolvido no Laboratório de Otimização de Sistemas Elétricos (LOSE) e no Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes (LabREI), ambos do referido Departamento.

A proposta do projeto, segundo o pesquisador da UFPB, é agregar tecnologias a uma SBCS (do inglês Smart Bidirectional Charging Station), que é uma estação de carregamento bidirecional inteligente, um sistema composto, entre outros elementos, por geradores fotovoltaicos, rede elétrica convencional e baterias para armazenamento de energia.

“Uma das ideias é incluir novas propostas de controle no carregamento de baterias e/ou inserção de energia fotovoltaica na rede elétrica. Portanto, pretende-se melhorar o desempenho destes procedimentos, a exemplo da velocidade de carregamento, mas mantendo a qualidade da energia elétrica”, explicou Darlan.

De acordo com Darlan Fernandes, os estudos vão contemplar, a princípio, veículos de duas rodas (patinetes, scooters, bicicleta elétrica, motocicleta elétrica de equilíbrio), com a possibilidade de inclusão de veículos de 4 rodas de menor porte.

Durante os dois anos de duração do projeto, a tecnologia será testada em laboratório. Um protótipo da estação de carregamento somente será desenvolvido em um novo projeto após a conclusão deste que está em andamento. “Será um período para realizarmos ensaios em escala laboratorial e amadurecermos a tecnologia, para, em um novo projeto, com o financiamento necessário, entregarmos esse protótipo da estação”, enfatizou.

Multifuncional, a estação que está sendo desenvolvida serve para carregamento de suas próprias baterias – para demanda noturna de funcionamento, quando não há luz solar –, para carregar os veículos elétricos de duas rodas e também para fornecer energia para a rede elétrica da cidade (quando existir excedente de produção de energia), servindo para abastecer residências e comércios, por exemplo.

Darlan Fernandes acrescentou ainda que outro aspecto importante é estimular a criação das estações de carregamento para viabilizar o uso de veículos elétricos e disseminar o uso da energia renovável, contribuindo para a redução da emissão de CO2 no meio ambiente. “Se não há estações de carregamento, as pessoas não vão adquirir os veículos, então essa ausência pode inviabilizar o uso desse tipo de transporte”, concluiu.

fonte: UFPB