A energia solar funciona quando falta eletricidade?

Entenda como a geração fotovoltaica pode trazer maior autonomia para o consumidor

Uma dúvida que frequentemente surge em momentos de apagões ou crises de abastecimento de eletricidade é se a energia solar funciona quando falta luz. Além de economizar com as tarifas, grande parte dos consumidores sonha com uma solução contra problemas de fornecimento e se livrar do serviço das distribuidoras.

Atualmente, esse tipo de autonomia só é possível em instalações off-grid, que operam como geradores em locais sem conexão com a rede elétrica, ou naquelas que contam com sistemas de armazenamento de energia com baterias.

Geração distribuída

A maior parte dos sistemas fotovoltaicos que existem no Brasil se enquadram na modalidade de geração distribuída. Nesse segmento, a instalação está conectada na rede elétrica. A energia gerada pelos painéis solares abastece o imóvel durante o dia e a energia fornecida pela distribuidora atende o consumo durante a noite.

Além disso, a eletricidade que é produzida pelo equipamento, mas não é consumida, é injetada na rede, gerando créditos que são abatidos na conta de luz. Por essas características, esse tipo de sistema não funciona quando o fornecimento de energia é interrompido.

Quando há um apagão, o inversor, equipamento do kit fotovoltaico responsável por converter a energia gerada pela placa solar em eletricidade, deixa de funcionar. Porém, isso pode ser evitado com o uso de um sistema de armazenamento de energia.

Esse tipo de equipamento conta com um inversor híbrido, que continua operando no momento da queda de energia, automaticamente se transformado em um sistema off grid. Outro equipamento necessário é um conjunto de baterias, que armazena a eletricidade produzida pelas placas solares.

Tendência de crescimento

As instalações residenciais de energia solar equipadas com baterias já são comuns em alguns países, incluindo a Alemanha, Austrália e Estados Unidos. No Brasil, o investimento ainda é considerado alto para a maior parte dos consumidores.

Porém, a perspectiva de queda de preços dos equipamentos, em razão do avanço tecnológico, e os custos cada vez mais altos da energia elétrica, indicam uma tendência de crescimento para essa aplicação. Com a instalação correta, também será possível utilizar a bateria de um carro elétrico como um sistema de armazenamento residencial.

fonte: Portal Solar