O que é e como funciona um gerador de energia solar?

A necessidade de investir em fontes de energia limpas e renováveis, que causem poucos impactos negativos para a natureza, está cada vez mais evidente. Nesse processo, a energia solar ganhou destaque como uma ótima opção, principalmente, para um país de clima predominantemente tropical e cortado pela Linha do Equador, como é o caso do Brasil.

Mas você sabe como funciona o gerador de energia solar? Entende quais são os equipamentos que fazem parte do kit de geração e como cada um deles atua para transformar a radiação do sol em energia elétrica? Se não, está na hora de descobrir.

Continue a leitura e entenda mais sobre o gerador de energia solar!

O que é um gerador de energia solar?

O gerador de energia solar é, basicamente, um sistema capaz de transformar a radiação emitida pelo sol em energia elétrica. Ou seja, ele é um conjunto de equipamentos que têm a função de gerar energia a partir do sol, abastecendo casas, empresas, indústrias, propriedades rurais e até condomínios.

Ele é formado, na maioria das vezes, pelos seguintes equipamentos:

  • células fotovoltaicas, organizadas em painéis solares;
  • inversor;
  • baterias;
  • cabos e medidores.

Como funciona um gerador de energia solar?

A geração de energia solar se dá, basicamente, nas células fotovoltaicas. Elas são equipamentos formados por materiais sensíveis à radiação do sol. Quando ela incide nas células, os elétrons desse material se agitam e se movimentam dentro delas. Essa movimentação cria uma diferença de potencial que gera energia elétrica.

Porém, como você pode perceber, a geração de energia solar não depende apenas das células. Afinal, a corrente gerada nos painéis — conjunto de células fotovoltaicas — é do tipo contínua, enquanto a corrente elétrica que chega às residências e outros imóveis por meio da rede da concessionária é alternada.

Isso significa que é necessário modificá-la para que os equipamentos possam ser alimentados pela energia elétrica gerada. O equipamento chamado de inversor realiza esse processo, outro componente do sistema de geração de energia solar fotovoltaica.

A partir do inversor, a corrente elétrica pode ter alguns destinos. Ela pode, por exemplo, ser direcionada para o imóvel, alimentando equipamentos e sistema de iluminação do local. Porém, a energia também pode ser direcionada para baterias, que armazenam eletricidade para ser usada posteriormente ou, até mesmo, em outro lugar.

Por fim, vale destacar que a corrente elétrica pode ser direcionada para a rede da concessionária. Nesse caso, o consumidor “vende” energia para a concessionária, adquirindo créditos. A partir disso, tem descontos na conta de energia elétrica sempre que for utilizá-la.

Quais são os principais tipos de gerador de energia solar?

Agora que você já sabe o que é um gerador de energia solar e o seu funcionamento básico, é hora de entender quais são os principais tipos que podem ser usados. Afinal, dependendo dos componentes adicionais que ele possui, da forma como as placas fotovoltaicas são ligadas ou do destino da corrente gerada, o gerador ganha determinada classificação.

Veja os principais tipos de gerador de energia solar.

On-grid

O gerador solar chamado de on-grid é aquele que está conectado à rede elétrica da concessionária local. Dessa forma, em vez de servir para alimentar os equipamentos do imóvel, a energia gerada é direcionada para a rede elétrica, o que gera créditos de energia para o proprietário.

Off-grid

gerador off-grid é aquele que se conecta apenas à rede elétrica do imóvel no qual ele foi instalado. Isso significa que ele está isolado de outras correntes e redes elétricas, sendo usado apenas para o sustento de determinado imóvel ou para recarregar as baterias instaladas.

Híbrido

É possível reunir ambas as soluções, aproveitando o que cada uma tem de melhor. Isso acontece quando você investe em um gerador de energia solar híbrido, que combina a tecnologia on e off-grid em um único sistema.

Essa solução está conectada tanto ao imóvel quanto à rede elétrica da concessionária, podendo, inclusive, estar conectada a baterias. Dessa forma, a energia gerada pode ser direcionada para onde for mais benéfico, dependendo das necessidades e do padrão de uso do proprietário. Ele pode escolher usá-la para alimentar equipamentos ou gerar créditos de energia, aproveitando todos os benefícios que essa solução pode oferecer.

Por que investir em um gerador de energia solar?

Como você pode perceber, o gerador de energia solar pode ser um sistema bastante benéfico, tanto para residências quanto para empresas ou propriedades rurais. Veja, agora, quais são os principais motivos para investir nessa solução.

Permite a redução de custos

Um dos principais motivos que levam as pessoas a investir em um gerador de energia solar é possibilidade de reduzir custos. Afinal, com essa solução, você é capaz de diminuir e, até mesmo, zerar os seus gastos com energia elétrica da concessionária, economizando na conta de luz.

É uma solução sustentável

O cuidado com o planeta e o investimento em fontes de energia limpa e renovável são essenciais para a manutenção do meio ambiente. A energia solar é uma ótima solução nesse aspecto! Afinal, é uma fonte que não gera poluentes e impacta minimamente o meio ambiente, permitindo a preservação da natureza.

Possibilita a autonomia energética

Outro benefício importante do gerador de energia solar é a autonomia energética. Afinal, ao investir nessa solução, você reduz a dependência da rede elétrica da concessionária local.

Isso significa que você não sofre os impactos de picos de energia e apagões que podem ocorrer ao longo do tempo. Também pode garantir o abastecimento de energia em locais remotos, nos quais a concessionária ainda não chegou.

Permite a mobilidade

Ainda vale destacar que o gerador solar permite a mobilidade da energia elétrica gerada. Afinal, você pode usá-lo para recarregar baterias e, com isso, transportar a energia elétrica para onde quiser. Com isso, é possível garantir iluminação em locais remotos ou abastecimento de cerca elétrica em propriedades rurais, por exemplo.

Com este artigo, você descobriu o que é um gerador de energia solar e como esse sistema funciona. Também entendeu quais são os seus componentes e os benefícios de investir nessa solução, tanto para você quanto para o planeta.

Se você gostou do artigo e aprendeu com ele, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e propagar a informação entre os seus amigos!

fonte: HCC Energia Solar