TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS SOBRE ENERGIA SOLAR

Quais são as vantagens e desvantagens do uso da energia solar?

Vantagens: Não emite poluição, é silenciosa e limpa, pode ser utilizada em áreas isoladas da rede elétrica, manutenção baixa, fácil de instalar, baixo custo para manter.

Desvantagens: elevado custo para aquisição (mas retorna o investimento em pouco tempo), não tem geração de energia a noite e alteração na estética do imóvel. 

Como funciona a energia solar em dias de chuva?

O sistema de energia solar precisa apenas da fonte de raios solares para gerar energia elétrica, sendo assim em dias chuvosos a produção fica bem mais baixa que em dias com sol, isso faz com que a produção de energia fique bem abaixo do normal. Isso acontece, pois as placas solares necessitam de incidência solar direta.

Quem tem energia solar sofre apagão?

Casos de apagões para quem tem sistema de energia solar residencial ou industrial, pois as placas solares não precisam de água para o seu funcionamento. Então a noite, quando não tem a luz solar e o sistema não funciona, você pode usar a energia da concessionária ou utilizar o armazenamento de energia feito pelo sistema solar com baterias. 

Quanto custa um kit de energia solar residencial?

Isso vai depender bastante da potência a ser instalada na sua residência, mas podemos dar alguns exemplos. Um kit de energia solar de 2,23 kWp, pode chegar a R$11.249,00, já um sistema de 4.9 kWp, fica em torno de R$20.009,00. Quanto maior a potência, mais elevado é o valor. 

Como funciona o sistema de energia solar à noite?

O sistema de energia solar fotovoltaica  é programado para desligar e ligar automaticamente, então à noite ele permanece desligado, já que não há raios solares ele não funciona à noite. Mas, você pode usar duas soluções: utilizar o banco de baterias onde está armazenada a energia quando não tem ou ter um sistema ligado à rede elétrica.

Quando não tem sol, como funciona a energia solar?

Como o sistema de energia  fotovoltaico, precisa dos raios solares para gerar energia elétrica, quando não há sol o efeito fotovoltaico não acontece, ou seja, os raios não conseguem atingir as células fotovoltaicas, consequentemente não a geração de energia. Em dias que não há sol pode acontecer de ficar sem energia e usar o sistema da rede elétrica. 

Como funciona a energia solar no inverno?

O sistema fotovoltaico ainda consegue funcionar em dias de inverno, já que são necessários os raios solares e não o calor. Com isso, em dias de baixas temperaturas, os usuários ainda conseguem se beneficiar da eficiência do sistema solar. Os dias e quantidade de radiação mais baixa nesses dias, são estudadas e compensadas no dimensionamento do sistema. 

Quem implantou o sistema de captação de energia solar está livre do risco de apagão?

É bem raro que a pessoa que tenha investido em sistema de energia solar sofre com apagões, pois o sistema não depende de água para funcionar e sim dos raios solares, sendo assim a captação do calor durante o dia vai ser útil para usar a noite, caso o seu sistema tenha baterias para armazenamento. Caso não tenha, durante a noite pode usar o sistema da rede elétrica convencional. 

Quantas placas solares para um chuveiro?

A quantidade de placas para suprir as necessidade de um chuveiro vai depender de muitos fatores, um deles é a região. Por exemplo, na região Sudeste do país, um reservatório com capacidade de 500 L, necessita de uma área de 60,50 m² para coletar a energia solar, isso equivale a 4 placas solares de 1,60 m².

Quantas placas de energia solar para uma geladeira?

A quantidade de placas solares vai depender de fatores como, marca, consumo de energia, potência, etc., mas geralmente para suprir apenas as necessidades de uma geladeira é preciso de 1 a 4 placas solares, levando em conta todos os fatores, podendo aumentar ou diminuir a quantidade de placas dependendo do modelo de geladeira. 

Quantas placas preciso para gerar 1000 kWh?

Se você pretende fazer a instalação do sistema de energia solar em algum imóvel que tenha bastante consumo de energia e você precisa gerar em torno de 1000 kWh, deve ter em mente que vai precisar de aproximadamente 20 painéis solares para suprir essa potência, assim manterá o funcionamento correto de todos os aparelhos e iluminação. 

Quais os riscos da energia solar?

Devemos ressaltar a necessidade de contratar profissionais qualificados para a instalação correta, pois caso não seja feita pode acontecer de choques e incêndios, isso acontece principalmente por erros de dimensionamento dos componentes elétricos do sistema de energia solar fotovoltaico. Sendo bem raro esse tipo de acidente acontecer quando um profissional qualificado faz a instalação.

Quanto tempo dura uma carga de energia solar?

Os créditos, é a energia gerada a mais pelo sistema de energia fotovoltaica, quando isso acontece ela é injetada na rede distribuidora, sendo assim ela será emprestada para a concessionária de energia elétrica, assim será gerado um”crédito” de energia para você, esse crédito tem validade de até 60 meses. 

Quanto tempo dura energia solar sem sol?

Na ausência dos raios solares, a energia fica desfalcada, pois sem sol não é possível produzir energia para suprir as necessidades do imóvel. Como o sistema é totalmente dependente que haja raios solares em contato direto com as placas, quando não há sol, não gera energia. A não ser que tenha o sistema off-grid, que utiliza baterias. 

O que acontece se a energia solar acabar?

Quando estiverem totalmente carregadas, “sobra” de energia será repassada para a rede normalmente segundo o funcionamento do sistema on grid. Se a energia acabar, de maneira automática o sistema de isola de rede elétrica e ativa as baterias, assim evita que a energia caia e a casa ou empresa fique no escuro, ou sem fazer suas atividades. 

O que é cobrado na conta de luz com energia solar?

Por mais que sua residência ou qualquer outro imóvel utilize de energia solar, é preciso pagar a conta de luz e mesmo que a quantidade usada de energia seja maior da energia solar do que da rede elétrica, é necessário pagar a taxa mínima. Esse é um custo de disponibilidade da energia somado à taxa de iluminação pública local.

O que acontece se eu gerar mais energia do que consumo?

Muitas vezes é comum que os usuários de sistema de energia solar gere mais energia que consome e você pode reverter isso em créditos. Esses créditos vão para a mesma unidade consumidora e esses mesmos são utilizados quando se produz menos energia, em dias chuvosos, nublados ou à noite, por exemplo.

É possível zerar a conta de luz com energia solar?

Não, isso não é possível, infelizmente todos os usuários que dispõem de sistema de energia solar em casa ou em qualquer outro imóvel precisa continuar pagando a taxa mínima da conta de luz. Esse custo é sobre a disponibilidade da energia somada à taxa de iluminação pública local, sendo assim a conta de luz, não é zerada.

fonte: Portal NUBB