Quem utiliza energia solar paga conta de luz?

Uma dúvida bastante frequente a respeito da energia solar fotovoltaica é se existe a necessidade de pagar a conta de luz ao utilizar esse sistema. Sim, é preciso pagar a conta, porém o valor é extremamente baixo, chegando a 95% a menos do que o valor da energia elétrica convencional. Leia o artigo completo para entender mais!

Sim, quem utiliza energia solar paga conta de luz. Essa afirmação pode ser uma surpresa pra muita gente, já que aparentemente precisamos apenas da luz do sol para alimentar um sistema de energia solar fotovoltaica. Porém, não é exatamente assim que essa tecnologia funciona. Apesar de reduzir quase a 0 o custo de energia elétrica de uma residência, um sistema de captação de luz solar para as placas fotovoltaicas ainda possui um valor mínimo para funcionar, isso porque o consumidor ainda precisa pagar uma taxa mínima para a empresa de distribuição.

Apesar de necessário esse pagamento, a taxa representa um valor quase simbólico, o que torna o sistema de energia solar fotovoltaica um investimento que vale a pena, trazendo retorno em pouco tempo e durando por muitas décadas.

Entenda como funciona um sistema de energia solar

Um sistema de energia solar fotovoltaica não funciona independente do sistema convencional, pelo contrário, este é conectado ao sistema para gerar créditos que o consumidor poderá utilizar no futuro. Esse tipo de instalação é chamada de on grid.
Um sistema de energia solar residencial funciona, de maneira geral, utilizando os seguintes elementos: placas fotovoltaicas (que captam a energia do sol e transformam em energia elétrica), cabos de transmissão (que geram uma corrente contínua, diferente do formato que é utilizado nas residências, que é a corrente alternada) e um inversor (que converte a corrente contínua em corrente alternada). O inversor envia a energia convertida em corrente alternada para a rede distribuidora de energia e essa, então, é redistribuída pros consumidores, de acordo com suas necessidades.

A energia que é gerada pelo sistema solar e enviada para a distribuidora é convertida em créditos que podem ser utilizados posteriormente pelo consumidor, abatendo o valor da conta de luz.

fonte: Guia do Construtor